Você viu? Gerente de maternidade é demitida, Operação Inceptio, Caso Rakel, nomes mais usados e mais
09/11/2025
(Foto: Reprodução) Confira os principais destaques do g1 AC entre os dias 2 e 8 de novembro
g1 AC
O g1 lista as reportagens mais acessadas para você ficar por dentro de tudo que aconteceu de domingo (2) até esse sábado (9). Confira abaixo:
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Homem foi levado para a PM para o hospital para receber ajuda médica
Arquivo pessoal
Homem mordido no pênis por cachorro
Um homem de 40 anos furtou o carro da irmã para ir a um motel consumir drogas e, logo após isto, deixou o veículo no local e foi buscar dinheiro para pagar a conta em Rio Branco. Porém, ao tentar entrar na casa de um primo, foi mordido no pênis por um cachorro e precisou receber atendimento médico.
De acordo com a Polícia Militar (PM-AC), o caso ocorreu no dia 1º de novembro e o suspeito cometeu o furto ainda durante a madrugada de sábado, quando pulou o muro da casa, pegou a chave e levou o carro que estava estacionado do lado de fora da residência. Ele não teve o nome divulgado.
Sesacre confirmou que a gerência-geral da Maternidade Bárbara Heliodora permanece a mesma
Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre
Gerente de maternidade é demitida após polêmica
A gerente administrativa da Maternidade Barbara Heliodora, Tatiana Almeida Benvindo Bastos, foi exonerada do cargo na última terça-feira (4). A saída da servidora ocorreu quase 15 dias depois que um recém-nascido de 5 meses de gestão foi declarado morto na unidade de saúde, mas a família descobrir no velório que ele estava vivo. O g1 não conseguiu contato com a ex-gestora.
O caso chocou a população acreana e fez com que o governador Gladson Camelí determinasse o afastamento da equipe que atendeu o caso à Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). A criança não resistiu e morreu por volta das 23h do dia 26 de outubro na Maternidade Bárbara Heliodora, onde estava internado.
Último Registro mostra a mulher passando pela rotatória da Transacreana, em Rio Branco
Caso Rakel
A técnica de enfermagem Rakel Cristina Muniz de Lima, de 49 anos, foi encontrada morta na tarde de segunda-feira (3) após sofrer um acidente de trânsito na Via Verde, em Rio Branco. Ela estava desaparecida desde o início da noite de domingo (2), quando foi vista saindo de moto de um condomínio da Chácara Ipê.
A família perdeu o contato com Rakel após a saída do condomínio e iniciou uma campanha nas redes sociais em busca de informações. Após encontrarem o corpo dela, familiares descobriram que ela tentou enviar áudios à família pedindo ajuda após o acidente. Porém, as mensagens não chegaram, já que o aparelho estava sem rede.
"A gente achava que o celular dela tinha desligado ou até mesmo que ela tivesse sido assaltada, porque a gente não tava conseguindo falar com ela e minha mãe nunca foi de ficar com o celular desligado. Ela tentou muito pedir ajuda. Enviou áudio para minha irmã, para uma amiga dela, para o namorado da minha irmã, fora as outras pessoas que eu não consegui ver pelo celular", lamentou.
Leia a reportagem exclusiva aqui.
André Borges (esq.), Douglas Henrique da Cruz (centro) e Johnnes Lisboa devem voltar para o presídio
Reprodução
Desdobramentos da Operação 'Inceptio'
A Justiça do Acre revogou, na última quinta-feira (6), a liberdade dos empresários Johnnes Lisboa, Douglas Henrique da Cruz e André Borges, presos em setembro pela Polícia Federal por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com a nova decisão, os investigados devem voltar para o presídio.
O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) julgou o mérito do pedido de habeas corpus impetrado pela defesa dos empresários ainda em setembro. Os três estavam soltos com monitoramento eletrônico, dentre outras medidas cautelares.
O g1 apurou que André Borges e Douglas Henrique da Cruz se apresentaram à Justiça após revogação da prisão. Contudo, Johnnes Lisboa teria cortado a tornozeleira eletrônica e não foi encontrado pelos policiais federais até o início da noite de quinta. A defesa, contudo, negou que Johnnes estivesse foragido.
g1 traz dicas de nutricionista sobre o que levar para comer na prova
Dicas para o Enem 2025
Se você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (9), lembre-se que é preciso cuidar da alimentação. Isso pode, por exemplo, ajudar a evitar desconfortos físicos e mal-estar.
Quem explica isso é a nutricionista Luana Farias. Em entrevista ao g1, ela orienta levar opções leves e já testadas pelo corpo para não correr risco com a digestão. Não dar a devida atenção ao que se come nestes dias pode afetar o desempenho do aluno na hora da prova.
“O ideal é levar alimentos leves e práticos, como frutas fáceis de comer (banana, maçã, uva), barrinhas de cereais ou de proteínas e sanduíches naturais simples. Não é o momento de testar nada novo”, explica Luana.
Confira mais dicas aqui.
José e Maria são os nomes mais populares no Acre, diz Censo
Nomes mais usados
Os nomes José (masculino) e Maria (feminino) são os mais populares do Acre, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE) divulgado na terça-feira (4) a partir do Censo de 2022.
Os dados fazem parte do banco de nomes do IBGE e abrange os nomes e sobrenomes de todos os moradores dos 90,7 milhões de domicílios registrados, de 1940 até 2022.
Dados curiosos também chamaram a atenção, como o fato de existir 393 brasileiras registradas com o nome Shakira. No entanto, o Acre não aparece entre os estados listados, e o motivo não é falta de swing, e sim de frequência estatística.
Mas o fato é que elas existem sim, e com histórias dignas de clipe. O g1 entrevistou duas delas, que contaram como é viver com o nome da musa latina. Confira a reportagem aqui.
Mesmo fora dos dados do IBGE, há Shakiras no Acre: conheça quem carrega o nome da popstar
VÍDEOS: g1