Senador diz que Amazonas “não pode ser penalizado” e cobra licença ambiental da BR-319
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Senador Eduardo Braga (MDB-AM) durante entrevista à Rede Amazônica
Rede Amazônica
O senador Eduardo Braga afirmou, em entrevista à Rede Amazônica na quinta-feira (11), que o Amazonas “não pode ser penalizado” pela demora na liberação da licença ambiental da BR-319. Segundo ele, o estado preserva “97% da floresta em pé” e, por isso, teria “autoridade moral” para discutir conservação ambiental e infraestrutura.
Braga defendeu a aprovação da licença ambiental especial para a rodovia e disse que a obra é essencial para a população.
"Nós vamos ser penalizados como nós estamos sendo? De não ter uma estrada que é a diferença entre a vida e a morte? Eu não aceito isso. Nós derrubamos os vetos, nós aprovamos a licença ambiental especial e eu tenho a convicção de que nós estamos avançando", disse Braga.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O senador também destacou avanços em obras na rodovia, como a reconstrução das pontes sobre o Rio Curuçá, concluída em novembro, e sobre o Rio Autaz Mirim, que deve ser inaugurada em fevereiro. Ambas desmoronaram entre setembro e outubro de 2022.
Braga disse ainda que o presidente da República deve visitar o Amazonas no fim de janeiro ou em fevereiro para participar de uma série de inaugurações. Segundo ele, a agenda incluirá três ações:
Entrega da licença ambiental da BR-319
Lançamento do novo porto da Manaus Moderna
Inauguração do primeiro projeto do Minha Casa, Minha Vida feito em parceria com a Prefeitura de Manaus
“Finalmente vamos construir um porto moderno para dar dignidade a essas pessoas”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Rachão: tecnologia é aposta para reduzir atoleiros em trecho central da BR-319
Em agenda no Amazonas, Lula defende diálogo para obras na BR-319
Trecho da BR-319 no Amazonas
Michael Dantas/WCS