Paciente com tumor cerebral em tratamento paliativo reencontra gata no hospital: 'mora no meu coração'
29/10/2025
(Foto: Reprodução) Paciente com tumor cerebral em tratamento paliativo reencontra gata no hospital
O aposentado Antônio de Pádua Silva, de 62 anos, reencontrou a gatinha de estimação Maria Sofia após duas semanas de internação no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. Ele foi diagnosticado com tumor cerebral e está em tratamento paliativo.
O reencontro emocionou a família de Antônio e os profissionais do hospital. Segundo o HU, o quadro de saúde é considerado grave: ele sofreu dois acidentes vasculares cerebrais, em maio e julho, e passou por cirurgia na última sexta-feira (24).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Com a gata nos braços, Antônio não escondeu a alegria de revê-la. "Era essa moça aqui que eu queria encontrar. Ela mora no fundo do meu coração", disse o aposentado.
"Estou há tempos internado e a saudade é grande. Acho que todo lar precisa de um animal de estimação, nunca vi um lugar feliz sem um bichinho”, comentou.
A filha do paciente, Cíntia Costa, de 34 anos, afirmou que o vínculo com a gata é antigo e muito forte. Ela contou que a família tem nove gatos em casa, mas Maria Sofia sempre foi o xodó do pai.
"Ele diz que ela é a dona da casa, a filha preferida. Desde que se internou, falava que estava com saudades e queria vê-la", lembrou Cíntia.
'Passou vários dias miando', diz assistente
A ideia do reencontro surgiu graças a uma conversa, à beira do leito, entre Antônio e a equipe de acompanhamento social do HU. A assistente social Odailma Aragão destacou que os profissionais costumam se aproximar dos pacientes para estreitar as relações com eles.
“Perguntei sobre as redes de apoio e os vínculos familiares do seu Antônio. Foi aí que eu ouvi falar pela primeira vez da Sofia. Entendi que era a gatinha de estimação dele e percebi a emoção dele ao falar dela, muitas vezes a chamando de bebê, de neném, de adjetivos carinhosos”, acrescentou.
Com apoio das equipes de psicologia, enfermagem e assistência social, Maria Sofia recebeu toda a segurança e o conforto para se aconchegar no colo de Antônio. "Ela chegou tranquila, sem nenhum estranhamento. Segundo a filha, ela passou várias dias miando em casa, sentindo falta dele", contou Odailma.
Na segunda-feira (27), Antônio foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a enfermaria do HU e se recupera bem após a cirurgia.
Paciente com tumor cerebral em tratamento paliativo reencontra gata no hospital
Divulgação/Ebserh
Paciente com tumor cerebral em tratamento paliativo reencontra gata no hospital
Divulgação/Ebserh
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube