MP descobre esquema milionário no setor de venda de madeira em Maceió
04/09/2025
(Foto: Reprodução) MP descobre esquema milionário no setor de venda de madeira em Maceió
O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), descobriu um esquema milionário de fraudes fiscais e lavagem de bens envolvendo o comércio de madeiras em Maceió. Uma operação foi deflagrada nesta quinta-feira (4) e cumpriu 15 mandados de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, a organização criminosa teria movimentado mais de R$ 6,7 milhões em prejuízos aos cofres públicos, por meio da emissão de milhares de notas fiscais falsas e da criação de seis empresas fictícias registradas em um mesmo endereço, todas ligadas a um núcleo familiar.
Foram apreendidos documentos, computadores, dinheiro e até uma arma. Os mandados foram cumpridos nas lojas envolvidas no esquema e também na casa dos integrantes, em condomínios de luxo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
Para dificultar a responsabilização, os suspeitos utilizavam familiares e “laranjas” como sócios formais. O grupo era formado por nove pessoas físicas e seis jurídicas que atuavam em conjunto. O verdadeiro administrador do esquema, de acordo com os investigadores, nunca aparecia no quadro societário, permanecendo oculto.
A estratégia do grupo era se manter dentro do regime do Simples Nacional, reduzindo de foram fraudulenta a carga tributária e praticando concorrência desleal contra empresas que atuam legalmente. Segundo o Gaesf, além dos danos financeiros, o esquema afetou diretamente a arrecadação do Estado, prejudicando políticas públicas voltadas à população.
Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, com apoio da Secretaria da Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Secretaria de Ressocialização.
MP descobre esquema milionário no setor de venda de madeira em Maceió
MP-AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL