É #FAKE vídeo de Cláudio Castro dizendo que Lula e esquerda vão cassá-lo; cena foi manipulada com inteligência artificial
11/11/2025
(Foto: Reprodução) Cláudio Castro não falou que Lula e esquerda querem cassá-lo
g1
Circula nas redes sociais uma publicação que mostra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), dizendo que a esquerda e o presidente Lula (PT) irão cassá-lo. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Publicada no domingo (9) no Instagram, a publicação mostra um vídeo de Cláudio Castro (PL). No vídeo, ele diz: "A esquerda quer me tirar do poder só porque eu destruí 12 milhões do tráfico em um único dia. Se você é contra o crime, curta e compartilhe esta mensagem".
Sobreposta ao vídeo, aparece a seguinte mensagem: "Urgente. Lula vai me cassar hoje por ter explodido o Comando Vermelho". O texto omite que o conteúdo foi produzido com inteligência artificial (IA) – leia mais abaixo.
Na seção de comentários, usuários que demonstraram crer na veracidade do material. Veja um exemplo: "Parabéns, governador, o senhor foi homem de muita coragem pra enfrentar essa esquerda. Fora, Lula".
Em 28 de outubro, Castro ordenou uma megaoperação no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha, resultando na morte de 121 pessoas, das quais 4 eram policiais. Outras 113 pessoas foram presas. A ação foi a mais letal desse tipo na história do estado.
Uma semana depois, em 4 de novembro, o Tribunal Superior Tribunal (TSE) começou a julgar recursos que pedem a inelegibilidade e a cassação de mandato do governador. Ele é acusado pelo Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro (MPERJ) de abuso de poder político, econômico, irregularidades em gastos de campanha e conduta proibida aos agentes públicos nas eleições de 2022.
⚠️ Por que é falso?
O Fato ou Fake procurou e mostrou o vídeo à assessoria de imprensa do governador. A resposta, enviada por e-mail, diz: "O vídeo é falso, provavelmente feito por inteligência artificial, bem como as falas atribuídas ao governador Cláudio Castro, que jamais disse isso".
Para checar o conteúdo, o Fato ou Fake, primeiro, usou a ferramenta InVID e fragmentou o material em vários frames (imagem estáticas). Depois, submeteu uma dessas "fotos" ao Decopy IA, ferramenta identifica adulterações feitas com IA. Resultado: há 99% de chance de esse recurso ter sido usado (veja abaixo).
A plataforma sustenta o diagnóstico apontando que "o rosto [de Castro] parece um pouco borrado e sem detalhes nítidos, com textura suave e inconsistente, especialmente ao redor dos olhos e da testa". "Esse desfoque e a leve suavidade artificial podem indicar um leve aprimoramento por IA."
A ferramenta também diz que: "A camisa apresenta pouca textura, com sombreamento que parece um tanto plano e uniforme. As dobras e vincos estão presentes, mas sem detalhes finos".
Para encontrar a cena real usada na manipulação, o Fato ou Fake fez uma busca reversa por frames do vídeo no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar se o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto.
O resultado levou a um vídeo publicado no próprio dia da megaoperação, 28 de outubro, pelo perfil oficial de Cláudio Castro no Instagram. Na gravação, é possível ver que o governador faz os mesmos gestos visto no material falso e usa as mesmas roupas. Porém, em nenhum momento, menciona Lula ou o processo de qual é acusado. Em vez disso, faz uma atualização sobre os desdobramentos da ação policial .
Diagnóstico da ferramenta DecopyAI atestando que vídeo é IA
g1
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)