Brasília vira palco da última rodada de negociações climáticas antes da COP30 em Belém
13/10/2025
(Foto: Reprodução) Brasília vira centro das negociações climáticas antes da COP30
No Brasil, a capital federal virou palco da última rodada de negociações climáticas antes da COP30 em Belém.
Do lado de fora do centro de convenções, ativistas do Greenpeace cobravam ações concretas para proteger as florestas. Lá dentro, representantes da sociedade civil pediam mais ambição aos negociadores. Na sessão de abertura, o secretário executivo da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Simon Stiel, afirmou que a ciência exige ações rápidas e conectadas ao dia a dia das pessoas.
Negociadores e ministros de 67 países estão em Brasília para debater os temas mais importantes da Conferência do Clima. A ideia é tentar avançar na negociação climática e tentar construir consensos, antes mesmo do início da COP. O governo brasileiro e a presidência da COP30 também querem discutir metas mais efetivas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
E outro ponto em discussão é como aumentar o financiamento para ajudar os países pobres a se adaptarem ao aumento da temperatura média global. Os Estados Unidos não enviaram representante.
"O que a gente quer é, antes de mais nada, assegurar que a gente tenha uma COP na qual a gente possa avançar nas negociações. Evitar bloqueios de um lado ou do outro que sejam provocados pelo desejo de colocar na agenda coisas que não estão na agenda. A primeira coisa é assegurar a boa vontade de todos para a COP possa começar já com negociações”, afirma André Corrêa do Lago, presidente da COP-30.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu que a COP em Belém seja marcada pela implementação das medidas já acordadas em conferências anteriores:
"Que a COP30 possa se constituir como um grande mutirão de implementação dos acordos até aqui alcançados. A COP30 será o lastro para novos caminhos e novas maneiras de caminhar, como disse o poeta amazônico Thiago de Melo”.
Brasília vira palco da última rodada de negociações climáticas antes da COP30 em Belém
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
COP30: governo busca apoio internacional para garantir US$ 1,3 trilhão para financiamento climático
Presidente da COP30 lamenta atraso de países na entrega de compromissos com o clima: 'Decepcionante'
Como o turismo pode ajudar a preservar áreas naturais?