Artistas criam mosaico a partir de latas de tinta spray: ‘Conscientização sobre o descarte correto’, diz idealizador
01/09/2025
(Foto: Reprodução) Artistas criam mosaico a partir de latas de tinta spray em Presidente Prudente
Substituindo a tinta pelas próprias latas de spray, artistas do projeto social Aquarela, em Presidente Prudente (SP), criaram um mosaico de 16 m², elaborado com cinco mil latas de aerossol. Painel está exposto desde o dia 2 de julho, na Avenida Brasil, 65.
Ao g1, o coordenador do projeto e professor de grafite há quase 10 anos, Itamar Xavier, 46 anos, comentou sobre o desafio para tirar a ideia do papel. “Esse material é 100% reciclável e pouco reciclamos. Pretendíamos desenvolver à conscientização sobre o descarte correto do aerossol”.
📺 VEJA COMO SINTONIZAR: TV TEM passa a transmitir o sinal da TV Globo na região de Presidente Prudente
Artistas criam mosaico a partir de latas de tinta spray em Presidente Prudente (SP)
Itamar Xavier/Divulgação
A produção levou 10 dias para ser finalizada, com apoio de diferentes artistas que participam do Projeto Aquarela e, após pronto, o painel entrou para o ranking como maior mosaico de aerossol do país pelo RankBrasil, na quarta-feira (27), segundo Itamar.
“O recorde foi estabelecido como maior do Brasil, possivelmente o maior do mundo, porém não foi quebrado um recorde e sim estabelecido”, afirmou.
Para conseguir a quantidade de latas de tinta spray, aproximadamente 100 alunos do projeto, com idade entre sete e 15 anos, colaboraram na arrecadação ao longo de dois anos. Já a modelo do painel é a criança Joana, responsável pela maior arrecadação de embalagens durante a campanha.
Artistas criam mosaico a partir de latas de tinta spray em Presidente Prudente (SP)
Itamar Xavier/Divulgação
Colorindo por meio da reciclagem
Ao todo, foram arrecadadas 20 mil latas de aerossol desde o início da campanha. O material que sobrou foi vendido para reciclagem, revertendo recursos para oficinas artísticas. As latas foram cuidadosamente separadas por cores e fixadas com cola.
“Nas minhas obras busco conscientizar o público sobre questões ambientais, sobre o consumo desenfreado de materiais e a tecnologia”, destacou o professor de grafite.
Segundo a Prefeitura de Presidente Prudente, a produção do mosaico teve colaboração de artistas locais, como João Célio, o diretor do projeto, Fernando Diamante, e pelo proprietário da empresa parceira que cedeu o espaço para montagem e apoiou as premiações.
A ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea). Os alunos que mais arrecadaram as latas de aerossóis receberam certificados pela participação e um kit de desenho.
Artistas criam mosaico a partir de latas de tinta spray em Presidente Prudente (SP)
Itamar Xavier/Divulgação
Outros projetos realizados
Durante a carreira, o artista Itamar Xavier já levou Presidente Prudente para o mundo por meio de exposições. “Utilizo o lixo eletrônico em diversas obras que têm sido destaque, sendo expostas em diversos lugares, até mesmo no carrossel Louvre, durante a feira de arte de Paris (2022), em mostras na Itália (2024), Finlândia e Japão (2021)”.
“Como professor, em outros projetos da rede pública, estabeleci o recorde de maior imagem produzida com lixo eletrônico, na qual utilizamos 2 toneladas para produzir, também quebramos um recorde mundial de maior mosaico produzido com tampas plásticas”, continuou.
Já no Projeto Aquarela, a iniciativa é voltada para crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, focando no desenvolvimento cultural e artístico, segundo o artista. “O projeto oferece aulas de diversas linguagens artísticas, como música, dança, teatro e artes plásticas, promovendo a expressão criativa e o aprendizado cultural”.
“A proposta do projeto é proporcionar um ambiente inclusivo e enriquecedor, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes envolvidos”, destacou.
O artista Itamar Xavier já levou Presidente Prudente para o mundo, por meio de exposições
Itamar Xavier/Arquivo pessoal
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM